THENGA YA HAHANDZI KA MATIKU. ÚLTIMA HORAHORA
PROCESSO-CRIME A CORRER NO BRASIL: Frelimo pede debate sobre alegada corrupção na LAM
A BANCADA da Frelimo na Assembleia da República requer o agendamento e consequente debate, com carácter urgente e na presença do Governo, da questão relativa ao processo-crime que corre os termos legais na República Federativa do Brasil, envolvendo, alegadamente, antigos gestores da empresa pública Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) - assunto que preocupa sobremaneira a sociedade moçambicana.
Documentos do Ministério Público Federal do Brasil denunciam nomes de personalidades moçambicanas alegadamente envolvidos em esquemas de pagamentos ilícitos pela empresa brasileira Embraer no processo de compra de dois aviões pelas Linhas Aéreas de Moçambique.
Tais documentos da Justiça brasileira, divulgados pela Internet, juntam-se a outro ora publicado pela Justiça norte americana, relatando uma investigação sobre pagamentos ilegais feitos pela empresa de fabrica de aviões brasileira Embraer a executivos de companhias de Moçambique, República Dominicana, Arábia Saudita e Índia. No caso de Moçambique, a Embraer vendeu dois aviões.
Na semana passada, em reunião da bancada parlamentar, a Frelimo condenou de forma veemente e distanciou-se completamente de determinados gestores públicos envolvidos em actos de corrupção e encorajou a Procuradoria-Geral da República e os juízes dos tribunais a desempenharem o seu papel com independência e isenção no tratamento de casos desta natureza.
O grupo maioritário na Assembleia da República encorajou também a sociedade em geral a denunciar, sem contemplações, todos aqueles servidores públicos que se envolvem em actos de corrupção. A questão da corrupção foi um dos assuntos analisados ontem na reunião de balanço da bancada parlamentar da Frelimo sobre a sua prestação durante a semana.
O porta-voz da bancada, Edmundo Galiza Matos Jr., afirmou que os deputados da Frelimo estão preocupado,.......IN O PAIS